
Diretoria de Divulgação Científica - DDC
Coordenadoria de Políticas de Inclusão Informacional - CPINFO
Projeto Conexão de Saberes
Prefeitura Municipal de Contagem
O projeto tem por objetivo atuar de forma orgânica na “ realidade complexa e multideterminada do fenômeno metropolitano” através da identificação, sistematização, fomento e análise das redes informais e sistemáticas de solidariedade e cooperação comunitária desenvolvidas no âmbito da RMBH no campo da inclusão informacional, com vistas a fomentar a cultura informacional e o funcionamento colaborativo em rede, através da adoção de tecnologias sociais e da formação humana das lideranças informacionais comunitárias.
Através dessa iniciativa busca-se fomentar o protagonismo comunitário, sobretudo o juvenil no desenvolvimento de iniciativas que visem a sustentabilidade das ações comunitárias e sua autonomia em relação a tutela do Estado, das estruturas político-partidárias ou de organizações do terceiro setor. Busca-se ainda investir em processos de formação de lideranças juvenis com o objetivo de fazer face aos altos índices de violência a que estão submetidos o jovens do município de Contagem, de acordo com a constatação de vulnerabilidade presentes nos prognósticos baseados nas estatísticas de 2006 que previa 460 mortes por homicídio de adolescentes de 12 a 18 anos até 2012.
Identificar, sistematizar e analisar as redes informais e sistemáticas de solidariedade e cooperação comunitária desenvolvidas no âmbito da RMBH no campo da inclusão informacional, com vistas a fomentar a cultura informacional e o funcionamento colaborativo em rede, através adoção de tecnologias sociais e da formação humana das lideranças informacionais comunitárias.
Objetivos específicos:
Identificar os espaços comunitários da RMBH em que se realizam atividades de difusão de informação de interesse público e que tenham como perspectiva a formação para a cidadania.
Diagnosticar a capacidade instalada (institucional, pessoal, financeira, material) dos espaços comunitários voltados à disseminação pública da informação, com vistas a, através de formação especializada de seus líderes, contribuir na potencialização da cultura informacional e na efetivação de tais espaços como unidades informacionais orientadas ao desenvolvimento social cidadão.
Identificar as lideranças comunitárias reais e potenciais no âmbito da RMBH, com vistas a apoiar a constituição uma rede de colaboração informacional entre esses atores e comunidades.
Qualificar as lideranças comunitárias na compreensão, adequação e uso proficiente da informação em contextos sociais específicos, com vistas a contribuir no efetivo exercício da cidadania.
Preparar lideranças comunitárias aos desafios postos pela sociedade da informação no contexto dos países em desenvolvimento.
Formar estudantes de diferentes cursos da UFMG no desenvolvimento de atividades de extensão em interface com a pesquisa como parte das ações de formação para a cidadania.
Em 2010 foi assinado o convênio de colaboração entre a UFMG e a Prefefitura de Contagem e iniciou-se a redação do Livro “Cultura Informacional e lideranças comunitárias: concepções e práticas” através do qual espera-se fomentar e transferir tecnologías sociais no ámbito da participação comunitária.
No mesmo ano, foram feitas as primeiras visitas à Região Nacional ( composta pelos bairros São Mateus, tijuca, Estrela Dalva, Confisco e Recanto da Pampulha e as Vilas São Mateus e Francisco Mariano) e estabelecidos contatos com as lideranças locais.
Em Contagem, será trabalhada a Região Nacional, com cerca de 26.000 habitantes, das classes C e D. População entre 10 e 24 anos: 7.056 habitantes. Em Contagem, a população total é de 603.000
habitantes.
Em 2011 finalizou-se a redação do livro e iniciou-se a formação dos universitários que atuarão como
Será realizado em maio de 2011 o lançamento do E-book e do livro “Cultura Informacional e lideranças comunitárias: concepções e práticas”.
Deu-se início às negociações para uma parceria entre a UFMG e a Secretaria de Educação do municipio de Belo Horizonte para a formação de seus profissionais no ámbito da informação para o protagonismo comunitário e juvenil.
Iniciaram-se as negociações com a Prefeitura de Padre Paraíso para a capacitação de gestores de unidades públicas de informação.
Além disso, o projeto prevê a sensibilização dos graduandos nos diversos cursos ofertados pela UFMG para experiências de formação comunitária em redes sociais.