vulnerabilidad

Informação, inclusão e solidariedades em rede: a formação de lideranças informacionais comunitárias

O projeto tem por objetivo atuar de forma orgânica na “ realidade complexa e multideterminada do fenômeno metropolitano” através da identificação, sistematização, fomento e análise das redes informais e sistemáticas de solidariedade e cooperação comunitária desenvolvidas no âmbito da RMBH no campo da inclusão informacional, com vistas a fomentar a cultura informacional e o funcionamento colaborativo em rede, através da adoção de tecnologias sociais e da formação humana das lideranças informacionais comunitárias. 

Mapeamento participativo e integrado de vulnerabilidades de áreas suscetíveis a inundações e deslizamentos: a experiência do município de Novo Hamburgo

Assentamentos precários caracterizados pela presença de situações de risco estão presentes na maioria das cidades brasileiras, demandando políticas públicas capazes de transformar essa realidade. Entre 2013 e 2014, o Centro Universitário de Estudos e Pesquisas Sobre Desastres da Universidade Federal do Rio Grande do Sul desenvolveu um trabalho participativo e integrado para diagnóstico de vulnerabilidades de assentamentos urbanos apontados como setores de risco pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

Inundaciones urbanas en Durazno – 2007-2012

La ciudad de Durazno (33.500 habitantes), ubicada sobre la margen izquierda del río Yi, ha estado marcada por recurrentes eventos de inundación que han caracterizado su desarrollo urbano y la relación de su población con el río.
En particular en los años 2007 y 2010 se registraron dos eventos extremos que implicaron la evacuación de más de 6 mil personas e impactos significativos en la sociedad local.

Programa de fortalecimiento de las condiciones de empleabilidad destinado a madres de las niñas y niños de los jardines municipales

En el 2012, la municipalidad de Santa Fe pone en funcionamiento once jardines municipales que fueron creados mediante el Sistema Municipal de Educación Inicial (SMEI) en aquellos barrios donde se detectó la ausencia de este tipo de servicios para garantizar la educación a niños de 45 días a cuatro años. A partir de esta experiencia, se observaron diferentes problemáticas relacionadas con el contexto social de las familias y niños que asisten a los jardines.