Criação do Pólo Tecnológico Metropolitano

Universidad/es
Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
País
Brasil
Provincia, Departamento o Estado
Río Grande del Sur
Localidad/es
Prefeitura de Porto Alegre
Presentacion del Proyecto
Período en el que se ejecutó el proyecto
2013 - 2015
El Proyecto sigue prestando servicios?
NO
4. Persona de contacto
Nombre y apellido
Ana Beatriz Gorini da Veiga
Institución / Unidad de Organización
Núcleo de Inovação Tecnológica da UFCSPA (NIT-Saúde)
Teléfono
+55 51 3303-8852
Desarrollo local-territorial
Instituciones participantes y Equipo de trabajo
Datos de la Universidad participante del proyecto
Nombre
Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
País
Brasil
Provincia/Estado/Región o Departamento
Rio Grande del Sur
Localidad
Porto Alegre
Dirección
Rua Sarmento Leite 245
Código Postal/CEP
90050-170
Datos del Gobierno Local participante del proyecto
País
Brasil
Provincia/Estado/Región o Departamento
Rio Grande del Sur
Tipo de gobierno local
Prefeitura Municipal
Nombre
Porto Alegre
Código Postal/CEP
90010-170
Datos de otra institución/organismo participante del proyecto
Equipo de trabajo que formuló el proyecto
Coordinador del equipo
Co-Coordinador del equipo
Por cada integrante del equipo de trabajo indicar
Listado integrantes del equipo de trabajo
Coordenação:
Ana Beatriz Gorini da Veiga: Coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica da UFCSPA (NIT-Saúde)
Rodrigo D. M. Plentz: Pró-Reitor de Pesquisa e PósGraduação UFCSPA
José Carlos Frantz: Pró-Reitor de Pesquisa UFRGS
Jorge L. N. Audy: Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento PUCRS
Gabriela C. Ferreira: Diretora de Inovação e Desenvolvimento, PROPESQ PUCRS
Edgar Z. Timm: Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Centro Universitário Metodista
Ednei G. Primel: Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação FURG
Fábio Gonçalves: Programa de Pós-Graduação em Química Tecnológica e Ambiental FURG-SAP
Márcia S. Fernandes: Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão UniRitter
Mauro S. Martin: Coordenador da Especialização em Ergonomia UniRitter
Clodis Andrades Filho: Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação UERGS

Coordenação:
Manolo Silveiro Cachafeiro: Gabinete de Inovação e Tecnologia – INOVAPOA, Prefeitura Municipal de Porto Alegre
José A. R. Fortunatti: Prefeito de Porto Alegre
Sérgio M. Bertoldi: Prefeito de Alvorada
Luiz Vicente C. Pires: Prefeito de Cachoeirinha
Sérgio Munhoz: Prefeito de Eldorado do Sul
Renato Ribeiro: Prefeito de Glorinha
Marco Alba: Prefeito de Gravataí
Henrique Tavares: Prefeito de Guaíba
Paulo Roberto Bier: Prefeito de Santo Antônio da Patrulha
Mauro F. Poeta: Prefeito de Triunfo
Valdir Bonatto: Prefeito de Viamão
Descripción del Proyecto
Resumen

Este trabalho descreve a criação do Pólo Tecnológico Metropolitano, fruto da articulação entre o Conselho Regional de Desenvolvimento (COREDE) Metropolitano/Delta do Jacuí e as principais Instituições de Ensino Superior (IES) que desenvolvem pesquisa científica e tecnológica na Região Metropolitana de Porto Alegre: UFRGS, UFCSPA, PUCRS, IPA e FURG-SAP, além de UniRitter e UERGS como colaboradoras. Foi discutida a importância de buscar, nessas instituições, soluções para necessidades ou problemas regionais, e as oportunidades para desenvolvimento de tecnologias, produtos, processos e serviços que tragam melhoras para a região. A partir do levantamento dos potenciais de pesquisa e tecnologia inovadora através da análise dos grupos de pesquisa das IES, foram identificadas linhas e projetos de pesquisa que possam atender às demandas locais e que, através de novas tecnologias e inovação, possam contribuir para o desenvolvimento econômico e social. Definiu-se que as áreas de atuação do Pólo Tecnológico Metropolitano serão: i) Saúde e Meio Ambiente; ii) Computação e Tecnologia da Informação; iii) Engenharias e Energia; iv) Economia Criativa. Com o Pólo, pretende-se criar um ambiente de inovação, estimulando o desenvolvimento de pesquisas em áreas estratégicas e a transferência de tecnologia para o setor produtivo, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico, econômico e social da Região Metropolitana.

Fechas claves
Agosto de 2013:
Primeiras reuniões entre representantes da UFCSPA, PUCRS e UFRGS com a Secretaria Estadual de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Sul (SCIT) para propor criação do Pólo Tecnológico Metropolitano.

Dezembro de 2013:
Reunião da coordenadora da proposta, Drª Ana B. Gorini da Veiga, com representantes da UFRGS, PUCRS e UniRitter para início do levantamento de informações sobre os grupos de pesquisa.

Março de 2014:
Definição das áreas de atuação do Pólo Tecnológico Metropolitano

Abril de 2014:
Submissão da proposta à SCIT, por parte das Instituições de Ensino Superior envolvidas (Unidades Executoras), contendo os documentos necessários. Reunião dos representantes das Unidades Executoras com a Diretoria de Ciência e Tecnologia da SCIT, que solicitou que a coordenadora da proposta articulasse com os demais municípios do COREDE. Inclusão de outras duas Unidades Executoras: FURG – Santo Antônio da Patrulha e Rede Metodista Sul – IPA.

Maio de 2014:
Reunião da coordenadora, Drª Ana B. Gorini da Veiga, com representantes dos municípios do COREDE Metropolitano/Delta do Jacuí para apresentação da proposta de criação do Pólo Tecnológico.

Junho de 2014 a Junho de 2015:
Envio, pelas Prefeituras dos Municípios do COREDE Matropolitano/Delta do Jacuí, dos documentos necessários para a criação do Pólo Tecnológico Metropolitano. Entrega de toda a documentação na Secretaria Estadual de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (SDECT).

Julho de 2015:
Criação do Pólo Tecnológico Metropolitano.
Situación problemática o de necesidad previa a la iniciativa
Investir em Pesquisa Científica e Tecnológica e em Inovação, bem como promover a Transferência de Tecnologia, são ações de extrema importância para o desenvolvimento econômico e social, através da geração de novos produtos e processos em áreas estratégicas e de importância regional. Instituições envolvidas com atividades de pesquisa científica e tecnológica, tais como Universidades, Institutos Federais, hospitais e outras ICTs são agentes fundamentais nesses processos, uma vez que são dotados de infraestrutura e recursos humanos responsáveis pela geração do conhecimento e de novas ideias, constituindo a base para que novos produtos, processos e serviços cheguem à comunidade. Para tanto, é importante a criação de um ambiente favorável, que crie oportunidades e incentivos à inovação e à transferência de tecnologia, envolvendo o meio empresarial, o meio acadêmico e o poder público. O Estado do Rio Grande do Sul é dividido em Conselhos Regionais de Desenvolvimento (COREDEs), os quais possuem Pólos Tecnológicos que possibilitam uma melhor articulação entre as Instituições de Ciência e Tecnologia e os governos locais. O COREDE Metropolitano/Delta do Jacuí, entretanto, não possuía um Pólo Tecnológico, o que nos levou à elaboração da proposta de criação do Pólo Tecnológico Metropolitano.
Objetivos generales y específicos del Proyecto
Objetivos gerais:
Criar o Pólo Tecnológico Metropolitano.

Objetivos específicos:
Identificar as IES do COREDE Metropolitano/Delta do Jacuí com infraestrutura e recursos humanos que desenvolvem pesquisa científica e tecnológica de ponta.
Fazer levantamento das áreas com maior potencial para o desenvolvimento de tecnologias, produtos, processos e serviços que possam contribuir para o desenvolvimento econômico e social da região.
Buscar apoio dos municípios do COREDE Metropolitano para a criação do Pólo Tecnológico.
Elaborar a Proposta de Criação do Pólo Tecnológico Metropolitano.
Reunir documentação necessária para a criação do Pólo Tecnológico.
Submeter a Proposta de Criação do Pólo Tecnológico Metropolitano à Secretaria Estadual de Desevolvimento, Ciência e Tecnologia.
Criar um ambiente de inovação regional, estimulando o desenvolvimento de pesquisas em áreas estratégicas e a transferência de tecnologia para o setor produtivo, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico, econômico e social da Região Metropolitana.
Descripción de las actividades desarrolladas
Representantes das Instituições e Municípios envolvidos no projeto discutiram a importância de buscar, nessas instituições, soluções para necessidades ou problemas regionais, e oportunidades para desenvolvimento de tecnologias, produtos, processos e serviços que tragam melhoras para a região. Foi realizado um levantamento dos grupos de pesquisa das IES para identificar projetos que possam atender às demandas locais e que possam contribuir para o desenvolvimento econômico e social. Foram definidas as seguintes áreas de atuação para o Pólo Tecnológico Metropolitano: Saúde e Meio Ambiente; Computação e Tecnologia da Informação; Engenharias e Energia; Economia Criativa. A proposta foi elaborada e submetida à SDECT.
Cuantía y origen de los recursos materiales y económicos que insumió la ejecución del proyecto
Até o momento não foram necessários investimentos financeiros, uma vez que a criação do Pólo envolveu ações como reuniões, pesquisas de documentos e elaboração da proposta escrita.
Resultados / Impacto de la iniciativa
O Pólo Tecnológico Metropolitano foi criado em agosto de 2015.
Todo o processo de elaboração da proposta contribuiu para aproximar as Universidades e os Municípios participantes do Pólo. Nas reuniões da coordenadora da proposta com os representantes de cada Instituição e de cada Prefeitura Municipal, foram apresentadas e discutidas perspectivas de projetos que possam contribuir para o desenvolvimento regional. Pela primeira vez, a Região Metropolitana e os Municípios que integram o COREDE Metropolitano/Delta do Jacuí terão um Pólo Tecnológico.
Evaluación del grado de sostenibilidad
O Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, possui um Programa de Apoio a Pólos Tecnológicos. São abertos editais para a submissão de projetos pelos Pólos Tecnológicos do Estado; os projetos são avaliados por consultores ad hoc e, dependendo da qualidade e impacto sócio-econômico, um projeto pode ser contemplado e a verba é direcionada às Instituições envolvidas.
Também pretende-se buscar apoio de empresas interessadas nos projetos desenvolvidos no âmbito do Pólo Tecnológico Metropolitano.
Por fim, cabe salientar que a maioria dos pesquisadores IES que que constituem as unidades executoras do Pólo possuem apoio financeiro de outras agências de fomento (FINEP, CNPq, BNDES), desenvolvendo continuamente pesquisas que vão ao encontro dos objetivos do Pólo.
Lecciones aprendidas
É necessária uma maior aproximação das Universidades com a sociedade, pois quem não vive o ambiente acadêmico desconhece as pesquisas que são realizadas nas Universidades. Aindaexiste um desconhecimento do potencial das Instituições de Ciência e Tecnologia em atenderem às necessidades e demandas da sociedade e do potencial em oferecer e/ou ampliar serviços, novos produtos e processos, contribuindo para a geração de empregos, inovação, desenvolvimento de recursos humanos, etc.
É interessante realizar encontros entre pesquisadores e representantes municipais para que sejam discutidas estratégias para que os resultados das pesquisa científicas e tecnológicas atendam cada vez mais às necessidades da sociedade.
Evaluación del grado de replicabilidad
Com a proposta aqui apresentada, identificamos e aprendemos os mecanismos necessários para a criação de um Pólo Tecnológico Metropolitano. As dificuldades encontradas foram superadas e, com base no reconhecimento dos contratempos enfrentados, em um próximo projeto poderemos evitar possíveis erros aqui cometidos. Assim o processo utilizado neste projeto/proposta poderá ser melhorado e aplicado caso haja criação de um outro Pólo Tecnológico no Estado.