Informação, inclusão e solidariedades em rede: a formação de lideranças informacionais comunitárias

Universidad/es
Universidade Federal de Minas Gerais
País
Brasil
Provincia, Departamento o Estado
Minas Gerais
Localidad/es
Prefeitura de Belo Horizonte
Presentacion del Proyecto
4. Persona de contacto
Nombre y apellido
Maria Aparecida Moura
Institución / Unidad de Organización
Universidade Federal de Minas Gerais
Inclusión social
Instituciones participantes y Equipo de trabajo
Datos de la Universidad participante del proyecto
Nombre
Universidade Federal de Minas Gerais
País
Brasil
Provincia/Estado/Región o Departamento
Minas Gerais
Localidad
Belo Horizonte
Dirección
Avenida Antônio Carlos 6627
Código Postal/CEP
31270-901
Datos del Gobierno Local participante del proyecto
País
Brasil
Provincia/Estado/Región o Departamento
Minas Gerais
Tipo de gobierno local
Prefeitura
Nombre
Belo Horizonte
Código Postal/CEP
32017-900
Datos de otra institución/organismo participante del proyecto
Equipo de trabajo que formuló el proyecto
Coordinador del equipo
Co-Coordinador del equipo
Por cada integrante del equipo de trabajo indicar
Listado integrantes del equipo de trabajo
Pró- Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais - PROEX
Diretoria de Divulgação Científica - DDC
Coordenadoria de Políticas de Inclusão Informacional - CPINFO
Projeto Conexão de Saberes
Prefeitura Municipal de Contagem
Descripción del Proyecto
Resumen

O projeto tem por objetivo atuar de forma orgânica na “ realidade complexa e multideterminada do fenômeno metropolitano” através da identificação, sistematização, fomento e análise das redes informais e sistemáticas de solidariedade e cooperação comunitária desenvolvidas no âmbito da RMBH no campo da inclusão informacional, com vistas a fomentar a cultura informacional e o funcionamento colaborativo em rede, através da adoção de tecnologias sociais e da formação humana das lideranças informacionais comunitárias. 
Através dessa iniciativa busca-se fomentar o protagonismo comunitário, sobretudo o juvenil no desenvolvimento de iniciativas que visem a sustentabilidade  das ações comunitárias e sua autonomia em relação  a tutela do  Estado, das estruturas político-partidárias ou de organizações do terceiro setor.  Busca-se ainda investir  em processos de formação de lideranças juvenis com o objetivo de fazer face  aos altos índices de violência a que estão submetidos o jovens do município de Contagem, de acordo com a constatação de vulnerabilidade presentes nos prognósticos baseados nas estatísticas de 2006 que previa  460  mortes por homicídio de adolescentes de 12 a 18 anos até 2012.

Situación problemática o de necesidad previa a la iniciativa
O projeto “Informação, inclusão e solidariedades em rede: a formação de lideranças informacionais comunitárias” integra os esforços da Prefeitura de Contagem em parceria com a UFMG e as agências da ONU ( PNUD, UNESCO, UNODC, UNICEF, OIT, UN-Habitat) de desenvolver ações dirigidas a alcançar a redução da violência que afeta crianças, jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade. A ação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) relaciona-se à formação para a participação juvenil através de estratégias compartilhamento e de produção de informações em redes de solidariedade comunitária. O projeto visa ainda proporcionar educação pública e a formação de recursos humanos intra e extramuros acerca do uso de tecnologias da informação e comunicação nas diversas esferas da vida, visando ampliar as possibilidades da participação cidadã na sociedade da informação e do conhecimento.
Objetivos generales y específicos del Proyecto
Objetivo geral:
Identificar, sistematizar e analisar as redes informais e sistemáticas de solidariedade e cooperação comunitária desenvolvidas no âmbito da RMBH no campo da inclusão informacional, com vistas a fomentar a cultura informacional e o funcionamento colaborativo em rede, através adoção de tecnologias sociais e da formação humana das lideranças informacionais comunitárias.

Objetivos específicos:
Identificar os espaços comunitários da RMBH em que se realizam atividades de difusão de informação de interesse público e que tenham como perspectiva a formação para a cidadania.
Diagnosticar a capacidade instalada (institucional, pessoal, financeira, material) dos espaços comunitários voltados à disseminação pública da informação, com vistas a, através de formação especializada de seus líderes, contribuir na potencialização da cultura informacional e na efetivação de tais espaços como unidades informacionais orientadas ao desenvolvimento social cidadão.
Identificar as lideranças comunitárias reais e potenciais no âmbito da RMBH, com vistas a apoiar a constituição uma rede de colaboração informacional entre esses atores e comunidades.
Qualificar as lideranças comunitárias na compreensão, adequação e uso proficiente da informação em contextos sociais específicos, com vistas a contribuir no efetivo exercício da cidadania.
Preparar lideranças comunitárias aos desafios postos pela sociedade da informação no contexto dos países em desenvolvimento.
Formar estudantes de diferentes cursos da UFMG no desenvolvimento de atividades de extensão em interface com a pesquisa como parte das ações de formação para a cidadania.
Descripción de las actividades desarrolladas
O projeto teve início no ano de 2010 com a estruturação conceitual e o estabelecimento de parcerias institucionais no ámbito da UFMG e da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
Em 2010 foi assinado o convênio de colaboração entre a UFMG e a Prefefitura de Contagem e iniciou-se a redação do Livro “Cultura Informacional e lideranças comunitárias: concepções e práticas” através do qual espera-se fomentar e transferir tecnologías sociais no ámbito da participação comunitária.
No mesmo ano, foram feitas as primeiras visitas à Região Nacional ( composta pelos bairros São Mateus, tijuca, Estrela Dalva, Confisco e Recanto da Pampulha e as Vilas São Mateus e Francisco Mariano) e estabelecidos contatos com as lideranças locais.
Em Contagem, será trabalhada a Região Nacional, com cerca de 26.000 habitantes, das classes C e D. População entre 10 e 24 anos: 7.056 habitantes. Em Contagem, a população total é de 603.000
habitantes.
Em 2011 finalizou-se a redação do livro e iniciou-se a formação dos universitários que atuarão como
Cuantía y origen de los recursos materiales y económicos que insumió la ejecución del proyecto
O Projeto conta com o apoio institucional da UFMG e busca no momento apoio de agências de fomento nacionais e internacionais disponíveis em chamadas e editais específicos.
Resultados / Impacto de la iniciativa
O projeto encontra-se em fase inicial de implementação, todavía já resultou no desenvolvimento do curso de Convivência e Segurança Cidadã promovido pelas Agências da ONU e com o apoio da Prefeitura de Contagem e da UFMG.
Será realizado em maio de 2011 o lançamento do E-book e do livro “Cultura Informacional e lideranças comunitárias: concepções e práticas”.
Deu-se início às negociações para uma parceria entre a UFMG e a Secretaria de Educação do municipio de Belo Horizonte para a formação de seus profissionais no ámbito da informação para o protagonismo comunitário e juvenil.
Iniciaram-se as negociações com a Prefeitura de Padre Paraíso para a capacitação de gestores de unidades públicas de informação.
Evaluación del grado de sostenibilidad
Os principios fundadores desse projeto são a conexão de saberes populares e acadêmicos, o diálogo entre saberes intergeracionais, a sustentabilidade e a autonomía das comunidades que integram a experiência. Em virtude disso, o seu foco é a sustentabilidade baseada no compartilhamento de informações, na formação humana, no funcionamento em redes de colaboração e solidariedade e na apropriação social das tecnologías de informação e comunicação.
Além disso, o projeto prevê a sensibilização dos graduandos nos diversos cursos ofertados pela UFMG para experiências de formação comunitária em redes sociais.
Lecciones aprendidas
A principal lição aprendida até o momento é a constatação da potencialidade existente na articulação entre a sociedade civil organizada, o poder público e as universidades públicas na defesa dos principios comunitarios e da formação humana voltada a defesa da cidadania, compreendida na defesa dos direitos sociais, civis e políticos e, contemporáneamente, no direito difuso à informação.
Evaluación del grado de replicabilidad
As tecnologías sociais desenvolvidas nesse projeto são todas passíveis de transferência visto que es tabelecemos o registro de todas as ações, produzimos material instrucional impresso e digital voltado ao compartilhamento das informações e lançaremos em breve uma Wikipédia voltada à difusão das tecnologías sociais desenvolvidas.