Gestão e informatização do patrimonio cultural do Museu de Arte Sacra de Santa Maria/RS

museo-arte-sacra
Universidad/es
Universidad Federal de Santa María
País
Brasil
Provincia, Departamento o Estado
Río Grande del Sur
Localidad/es
Prefeitura de Santa María
Presentacion del Proyecto
4. Persona de contacto
Nombre y apellido
Marta Rosa Borin
Institución / Unidad de Organización
Universidade Federal de Santa Maria / Pro-Reitoria de Extensão
Teléfono
+55 55 33072487 / 99739698
Gestión cultural
Instituciones participantes y Equipo de trabajo
Datos de la Universidad participante del proyecto
Nombre
Universidad Federal de Santa María
País
Brasil
Provincia/Estado/Región o Departamento
Río Grande del Sur
Localidad
Santa María
Dirección
Av. Roraima 1000
Código Postal/CEP
97105 900
Datos del Gobierno Local participante del proyecto
País
Brasil
Provincia/Estado/Región o Departamento
Río Grande del Sur
Tipo de gobierno local
Prefeitura
Nombre
Santa María
Código Postal/CEP
97010 004
Datos de otra institución/organismo participante del proyecto
Equipo de trabajo que formuló el proyecto
Coordinador del equipo
Nombre y apellido
Marta Rosa Borin
Institución/organismo
Universidad Federal de Santa María
Formación académica
Profesora, Dra
Telefono
+55 55 33072487 / 99739698
E-mail
mrborin@gmail.com
Co-Coordinador del equipo
Por cada integrante del equipo de trabajo indicar
Nombre y apellido
Henrique Gabriel Gularte Pereira
Institución/organismo
Universidad Federal de Santa María
Formación académica
Técnico Administrativo em Educação y Analista de Tecnologia da Informação
Listado integrantes del equipo de trabajo
Luciana de Aguilar Belizio, Turismologa e Acadêmica do Curso de Sociologia (UFSM).
Thiago Alves Torres, Licenciado em História, Professor da rede pública Estadual e Mestrando do PPGHistória/UFSM.

Departamento de Metodologia do Ensino, Centro de Educação (UFSM);
Programa de Pós-graduação em História (UFSM);
Mestrado Profissionalizante em Patrimônio Cultural (UFSM);
CPD UFSM;
Museu de Arte Sacra de Santa Maria – Mitra Arquidiocesana
Descripción del Proyecto
Resumen

O objetivo deste projeto de extensão é disponibilizar ao público visitante e pesquisadores o acesso ao acervo do Museu através de uma página Web, atendendo a politica governamental de incentivo à promoção do patrimônio museológico brasileiro. Para tanto, será desenvolvido um sistema com banco de dados para catalogação e recuperação das fotografias do acervo do Museu. Co misto espera-se colaborar com a preservação, divulgação e valorização da memória histórica por meio da informatização e modernização do processo de gestão do Museu. virtualmente para a pesquisa. A partir deste projeto o acervo o Museu de Arte Sacra de Santa Maria/RS poderá ser compartilhado através do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC/MinC), visando à disseminação das informações contidas neste acervo.

Localización geográfica
https://www.google.com.ar/maps/place/Santa+Maria+-+R%C3%ADo+Grande+del+Sur,+Brasil/@-29.776722,-54.1046183,10z/data=!3m1!4b1!4m5!3m4!1s0x9503cb5d0da567bf:0xa44d9c1e7f7f7297!8m2!3d-29.68725!4d-53.8154499
Situación problemática o de necesidad previa a la iniciativa
O Museu possui um software para cadastro e catalogação das peças do acervo, porém ese software não atende plenamente as necessidades do Museu, nem permite que as informações catalogadas sejam encontradas de forma simples pelo atendente responsável ou pela comunidade. O Museu também necessita de um programa específico de informatização de fotografias, no entanto, este trabalho requer uma pessoa capacitada e com conhecimento sobre as ferramentas de computador, pois deverá incluir as informações constantes nas fotografias e as encontradas no banco de dados do Acervo Fotográfico. Chamamos a atenção para a necessidade de salvaguardar o patrimônio histórico-religioso-artístico e cultural da cidade e disponibiliza-lo virtualmente para a pesquisa. Neste sentido, nossa intenção visa atender às políticas governamentais de incentivo à preservação e à promoção do patrimônio museológico brasileiro, pois os acervos de interesse do Instituto Brasileiro de Museus, pois este acervo cultural, como tantos no Brasil, é analógico e desconectado, e sofre risco de deterioração e perda, além de ter o seu acesso prejudicado.
Objetivos generales y específicos del Proyecto
Geral:
Por meio de uma ação extensionista objetiva-se colaborar com o Museu de Arte Sacra de Santa Maria disponibilizando ao público visitante e pesquisadores acesso ao seu acervo.

Específicos:
- Proporcionar aos académicos uma reflexão sobre a abrangência da Educação Patrimonial;
- Fazer a seleção e classificação das imagens/fotografias para a organização da página para Internet;
- Produzir uma síntese da história com imagens correspondentes;
- Colaborar com a preservação, divulgação e valorização da memória e da história local/regional por meio do desenvolvimento da página na Internet;
- Desenvolver um sistema com banco de dados para catalogação e recuperação das fotografías presentes no acervo do Museu;
- Utilizar diferentes linguagens (visual, audiovisual e multimídia) como recurso de analise do objeto de pesquisa e inserção na página da internet;
- Produzir um catálogo impresso com textos e imagens do acervo do Museu de Arte Sacra para ser distribuído gratuitamente aos visitantes;
- Organizar uma exposição itinerante com fotos do acervo do Museu, apresentada em painéis ou banners temáticos (oficios, celebrações, edificações, personalidades e edificações);
- Realizar oficinas nas escolas públicas que participam do Programa Mais Educação;
Descripción de las actividades desarrolladas
A página virtual será desenvolvida seguindo o ciclo de vida em Cascata (Pressman: 2006), adotando um fluxo linear e sequencial de atividades. A página entrará na fase de manutenção para serem corrigidos erros e realização de melhorias funcionáis. Com a seleção, classificação e estudo das imagens se trabalhará junto a equipe do Museu no planejamento das ações para disponibilizar a pagina web à comunidade até dezembro. Será produzido um catálogo informativo com textos e imagens do museu para ser distribuído gratuitamente durante a exposição e ao publico visitante. As oficinas serão ofertadas às escolas publicas vinculadas ao Programa Mais Educação.
Cuantía y origen de los recursos materiales y económicos que insumió la ejecución del proyecto
Recursos solicitados a Secretaria de Educação Superior, Ministério da Educação, Brasilia, DF através da Pro-Reitoria de Extensão da UFSM.
Valor total solicitado em Reais: R$ 51.380,57 (Cinquenta e Um Mil e Trezentos e Oitenta Reais e Cinquenta e Sete Centavos)
Resultados / Impacto de la iniciativa
Visita virtual em 360º e Proposta da página virtual. O processo de acompanhamento da efetividade do site será medido pelo número de visitas, ou pela quantidade de páginas acessadas por dia. Assim, a sistemática de avaliação consistirá em verificar diariamente a página da web e em seguida produzir um gráfico com os indicadores. O monitoramento será feito de forma automatizada, contabilizando o número de visitas ou a quantidade de páginas acessadas, usando a ferramenta Google Analytics. Com isto podemos identificar de onde vem os visitantes, quanto tempos eles gastam na página, como eles chegaram lá (se em uma busca, ou digitando o endereço do site) e qual o perfil deles (idade, interesses).
Evaluación del grado de sostenibilidad
Este projeto está voltados à sustentabilidade, tanto na dimensão cultural quanto identitária, calcado na relação da universidade com a sociedade. Neste caso, os bens materiais e imateriais, tangíveis e intangíveis, que compreendem o patrimônio cultural do Museu de Arte Sacra de Santa Maria, considerados testemunhos da cultura local e regional são fundamentais para a compreensão da formação da identidade regional. Assim, através deste projeto pretende-se prestar um serviço especializado à comunidade, qual seja a preservação do patrimonio cultural e a educação patrimonial.
Lecciones aprendidas
Como o projeto está em fase de implementação destacamos, inicialmente, a importancia da informatização para o (re)conhecimento e preservação dos bens culturais.
Evaluación del grado de replicabilidad
Este projeto poderá ser replicado futuramente no mesmo museu ou em outros espaços museologicos, tendo em vista que a gestão e a informatização dos museus é dinâmica devido a necessidade de atualização das informações sobre os artefatos do acervo e o afluxo de doações.
18. Material digital de la práctica